A história dos pratos típicos Natalinos

A Ceia de Natal é uma das celebrações familiares mais aguardadas do ano, recheada dos pratos que esperamos o ano inteiro para saborear novamente. Mas você sabia que a origem desses pratos típicos natalinos é muito mais variada e diversificada do que a que consumimos atualmente no Brasil? Conheça a história de alguns dos pratos típicos natalinos que não podem faltar na sua ceia:

 

Pratos Típicos Natalinos - Ricco PanePeru assado

O prato mais clássico da nossa mesa de Natal é uma tradição de celebrações há muito tempo. Sua história remonta o continente americano antes da “descoberta” pelos europeus. Os índios e Astecas que habitavam a região tinham o costume de criar o peru e assá-lo quando uma tribo conquistava um novo território, como um prêmio para a comemoração. O europeus, ao conhecerem o prato, resolveram disseminá-lo no velho continente, substituindo outras aves e modificando seu preparo. Assim, o dia 25 de dezembro ganhou um novo prato oficial.

 

 

Panetone

Pratos Típicos Natalinos - Ricco PaneApesar de extremamente famoso no brasil, o bolo com frutas cristalizadas nasceu na Itália, em meados de 1.400 d.C. Sua história é muito disseminada, e tudo leva a crer que verdadeira. Diz a lenda que um jovem padeiro de Milão apaixonou-se pela filha de seu patrão. Para impressionar o senhor e ganhar a permissão de namorar a jovem, ele elaborou uma versão rudimentar do pão doce para impressioná-lo.

A receita deu tão certo que todos os clientes pediam pelo “Pani de Toni” (pão de Toni). Com o passar do tempo, a palavra evoluiu para Panattón, e posteriormente para Panetone. Após diversas transformações, o doce atingiu sua versão atual, com formato de capela e com os mais variados recheios, coberturas e sabores, tradicional entre os pratos típicos natalinos.

 

Pratos Típicos Natalinos - Ricco PaneBiscoito de gengibre

O costume de esculpir biscoitos em formatos teve início na Idade Média, especialmente na Alemanha. O ingrediente principal do biscoito, o gengibre, não era uma especiaria fácil de ser encontrada, mas depois das cruzadas, onde os europeus tiveram mais contato com o oriente, elas passaram a fazer parte dos costumes e gostos do clero.

Logo começaram a usá-lo em diversos alimentos, principalmente nos biscoitos. Já o formato tão característico natalino surgiu com a Rainha Elizabeth I, da Inglaterra, que resolveu esculpir homenzinhos de gengibre com o rosto de cada um dos seus convidados para a festa de Natal. Desde então, a América e Europa adotaram essa tradição.

 

Rabanada

Pratos Típicos Natalinos - Ricco PaneAcordar com o cheiro de rabanadas recém fritas na manhã de Natal é uma tradição que traz alegria a muitas famílias brasileiras. Apesar de ser tão famoso por aqui, a história das Rabanadas começa na Europa, mais especificamente em Portugal. Ela surgiu de uma maneira de aproveitar restos dos pães e era principalmente um alimento consumido pela população pobre. A princípio, servia para recuperar mulheres após o parto, mas com o tempo caiu no gosto da população e se espalhou pelos continentes europeu e americano.

 

Pratos Típicos Natalinos - Ricco Pane

Salpicão

Tipicamente Natalino e tipicamente brasileiro. Apesar de ser consumido em muitas partes do mundo, a receita feita por aqui é a tradicional do Mato Grosso do Sul. O Salpicão é um complemento indispensável da ceia e mistura vários ingredientes, como batata, cenoura, carne branca desfiada, uvas passas e nozes, reunidos por serem baratos e de fácil acesso na cozinha.

 

Pratos Típicos Natalinos - Ricco Pane

Bolinho de Bacalhau

Como todos sabem, o Bolinho de Bacalhau é uma receita portuguesa extremamente famosa e apreciada, principalmente no Brasil. Esse prato chegou ao Brasil através dos colonizadores como uma importante herança da culinária mediterrânea. Apesar de ser consumido em qualquer época do ano, graças à sua popularidade, ele é muito comum para compor a ceia.

 

Agora que você já conhece toda a história por trás dos pratos típicos da Ceia de Natal, só falta preparar a sua! Na Ricco Pane você pode encomendar seus pratos preferidos prontos por um preço especial.

Conheça nosso cardápio e faça sua encomenda!