Saiba mais sobre os tipos de Pães Especiais vendidos no Brasil

Um bom dia começa sempre com pãozinho não é mesmo? Presente na maioria dos lares, principalmente no Brasil, esse alimentou nunca foi deixado de lado, seja no café da manhã, lanches ou refeições principais.

Sua história começa na Mesopotâmia, há aproximadamente 12 mil anos atrás, junto com surgimento do cultivo de trigo. No começa, apresentava textura dura e seca, e gosto amargo. A mudanças começam a acontecer quando o alimento chega ao Egito, em 7.000 a.C, mas ele só se aproximou do pão que conhecemos quando passou a ser produzido na França, no século XVII.

A partir daí, a história nos presenteou com diversas melhorias, e também possibilitou preservar a cultura de cada país produtor. Hoje, temos uma variedade enorme de pães especiais, cada um com características únicas. Conheça!
CiabataCiabata – Produzido com farinha de trigo branca, o pão ciabata é um clássico que veio da Itália. Sua textura é macia e seu aspecto longo e achatado, polvilhado com farinha. É o pão mais recomendado para lanches frios.

Croissant – Muito popular na popular na cozinha francesa, o croissant é feito com massa folhada a base de farinha de trigo, manteiga e ovos. É extremamente saboroso e tem textura crocante por fora e densa por dentro. Ideal para ser servido com manteiga ou até mesmo recheado.

 

Pão de Aveia – Esse pão é uma variação do pão caseiro egípcio, que leva em sua base farinha de aveia, farinha de trigo e flocos de aveia. Rico em proteínas, ferro e fibras, esse pão é uma aliado da boa digestão. Algumas receitas levam também grão, que o deixam ainda mais saboroso e levemente poroso.

BagueteBaguete – Também de origem francesa, a baguete ficou muito popular no Brasil com o passar dos anos, e seu sabor agrada bastante os apreciadores do tradicional pão francês. Feito a base de farinha de trigo branca, ele se diferencia pelo formato fino e alongado e pela adição do gergelim.

Pão sírio – De origem árabe, o pão sírio é um dos mais conhecidos pelo sabor e leveza. Sua massa é a base de farinha de trigo branca, mas por conter menor teor de gordura, é mais saudável do que os de origem italiana.

 

Pão Italiano – Como o nome já induz, o pão italiano é uma das maravilhas vindas da Itália para o paladar brasileiro. Sua textura é macia por dentro e crocante por fora, e normalmente tem formato arredondado. Seus ingredientes são iguais aos de massa branca, o que muda é o processo de fermentação, que faz com que o pão italiano seja mais dura que os demais.

Pão de Centeio – Um dos pães mais saudáveis e com baixa quantidade de gordura é o pão de centeio. Feito com farinha de centeio e farinha de trigo branca, esse pão de origem judaica é rico em fibras que facilitam a digestão e garantem saciedade por mais tempo.

 

Pão Alemão – Feito 100% de centeio integral, o pão alemão é um aliado das dietas e dos cardápios de esportistas. Sua coloração é escura e sua textura é pesada, com sabor intenso e levemente caramelizado.

Pão Australiano – Esse pão de origem australiana é rico em fibras e vitaminas e tem coloração escura e textura macia. Também é adocicado, característica resultante da adição de mel e cacau na massa.

Pão Preto – Esse pão de origem russa tem como principal característica a coloração escura, mas também tem textura macia e densa. Feito a base de farinha de trigo branca e farinha integral, ele é extremamente nutritivo e uma ótima fonte de fibras.

 

 

Venha experimentar os pães especiais da Ricco Pane! Aqui, temos esses e outros pães deliciosos para alegrar seu dia!