Caldos de Inverno: Conheça 6 tipos deliciosos para espantar o frio

Capazes de aquecer os dias mais frios, os caldos são saborosos e nutritivos, e principalmente, são um conforto para o paladar. São receitas de família, passadas de geração para geração de apreciadores, que a cada vez adicionam um ingrediente novo e personalizam seu sabor.

De preparação simples, os caldos são feitos com ingredientes fáceis de encontrar e que agradam os mais diversos paladares, podendo ser consumidos em diversos estados brasileiros. Muitos levam em sua base legumes, carnes e peixes, as há também quem prefira versões mais elaboradas com ingredientes inusitados.

shutterstock_298396184

Caldo de Mandioca – Um dos mais tradicionais é o caldo de mandioca. O preparo é a base do tubérculo, que é cozido em fogo alto até adquirir consistência bem macia. Por ser extremamente cremosa, a mandioca engrossa naturalmente o caldo, e normalmente vem acompanhada de carne moída e temperos como cebolinha, alho e cebola. Isso garante um caldo saboroso e repleto de nutrientes. 

 

shutterstock_131550872

Caldo de Feijão – Preferido nos dias de inverno, o caldinho de feijão é um clássico. Sua base pode ser de feijão carioca ou de feijão preto, aproximando o gosto ao de uma feijoada. É uma das preparações mais nutritivas, oferecendo ferro e vitaminas. Em sua preparação, é costumeiro adicionar bacon, coentro e louro e ser acompanhado por croutons ou pães.

 

shutterstock_321025163

Caldo Verde – De origem portuguesa, o caldo verde é um dos caldos mais adorados para consumir a noite. Por ser preparado a base de couve, é rico em vitaminas e minerais, e normalmente é acompanhado de batatas e linguiça e temperado com pimenta do reino. Como acompanhamento, as melhores opções são torradinhas e vinho tinto seco, que harmonizam deliciosamente.

 

shutterstock_353136008

Caldo de Abóbora – Uma das opções mais deliciosas para o inverno com certeza é o caldo de abóbora. Além de fácil de preparar, ele oferece diversos benefícios como fortalecer a imunidade, ajudar no processo de emagrecimento e evitar doenças. Sua versão mais tradicional é feita com carne seca, pimenta e salsinha, mas também pode ser preparada com frango, manjericão e alho poró, ambas incrivelmente saborosas.

 

Caldo de Camarão – Tipicamente baiano, o caldo de camarão também faz sucesso em diversos estados do país pelo sabor excêntrico. Principalmente no inverno, é muito consumida a preparação que leva leite de coco e farinha de mandioca – que dá mais cremosidade ao prato – e temperada com salsão, coentro e cebolinha.

Todas essas delícias você encontra na Ricco Pane! Venha saborear nossos caldos e se esquentar nesse friozinho!